A Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais-PROPPG recepcionou ontem, dia 05/09, as alunas colombianas María Paula Cadernas Velasco e Valéria Pacheco Sierra, da Universidad de Los Llanos, na Colômbia, que realizarão um período de mobilidade acadêmica internacional na UFRRJ.
Conhecida como “Mob in”, esta modalidade de mobilidade permite que estudantes estrangeiros de universidades parceiras estudem de 1 a 2 períodos na UFRRJ.
A recepção de estudantes estrangeiros é um passo importante no processo de internacionalização universitária, visto que promove a interação de nossa comunidade acadêmica com outras culturas e conhecimentos e também permite que a reciprocidade das ações da parceria.
Maria Paula é estudante de Medicina Veterinária e no período de estadia na Rural será orientada pelo Prof. Argemiro Sanavria.
Já Valéria cursa Zootecnia e a Profª Lígia Fátima Lima Calixto, do Departamento de Produção Animal, orientará a estudante do período de mobilidade.
A recepção às estudantes contou com a participação da Coordenadora da Corin, Prof. Shana Mattos; da Vice Coordenadora da Corin, Prof. Júlia Hauck; da Administradora, Ana Cristina de Oliveira, e com as bolsistas do projeto Comunica Corin, Luísa e Jéssica.
Equipe Corin recebe alunas de Mobilidade Internacional.
A melhoria na recepção e acolhimento dos estrangeiros é o objetivo do projeto da Corin denominado “Nave” – Núcleo de Acolhimento de Visitantes Estrangeiros. O projeto conta com o apoio da Proaes que disponibilizou uma bolsa do Programa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (PDAI) para que um estudante ruralino receba e acompanhe o estudante estrangeiro em mobilidade in durante a sua estadia na UFRRJ. A PROAES também disponibilizou vagas no alojamento universitário para as estudantes colombianas.
Para a Prof. Shana Mattos, a retomada da mobilidade in após a pandemia era um compromisso de agenda assumido desde o início de sua gestão. “ Este é um dia de muita alegria para todos nós! Ademais, poder recebê-las com tamanho apoio institucional nos motiva a seguir em frente e a ampliarmos essa ação nos próximos semestres”.